2015 foi um ano bastante movimentado para a indústria de SEO. Nós vimos o tão aguardado Mobilegeddon, uma atualização do algoritmo de pesquisa do Google que penalizou sites não adaptados para dispositivos móveis, uma revisão considerável nas buscas por locais com o novo 3-pack (botões website, direções e ligar), um novo algoritmo de avaliação de qualidade de conteúdo, e um pelo menos mais uma dúzia de outras atualizações menores do Google. Somado a isso, vimos novas tecnologias de assistentes digitais e novos tipos de dispositivos móveis ditando o futuro das buscas em termos do comportamento dos usuários.
Em 2016 espera-se um crescimento no investimento em otimização de sites, apesar de ser um ano de agravamento da crise econômica. Além do crescimento no mercado de SEO, haverá um crescimento de e-commerce e do marketing digital como um todo, uma vez que o consumidor está amplamente conectado e pesquisando mais antes de tomar qualquer decisão.
2016 será um ano de muitos acontecimentos e haverá algumas mudanças marcantes nas buscas e na forma como utilizamos o SEO. Temos a expectativa de mudanças no algoritmo do Google, crise política e econômica no País e uma nova fase de amadurecimento do mercado digital brasileiro. Com tanta coisa acontecendo, sairão na frente as marcas e profissionais que melhor souberem se planejar e coordenar essas tendências.
O conteúdo visual poderá melhorar seu SEO.
As atualizações do algoritmo do Google têm dado prioridade ao conteúdo de alta qualidade. Embora a produção de conteúdo em texto e a otimização de palavras-chave ainda seja muito importante, em 2016, ao priorizar o conteúdo visual do seu site, você poderá melhorar seu ranking de SEO.
Imagens, infográficos e vídeos são muito mais chamativos do que textos e podem aumentar o engajamento do usuário com a página, fator que contribui para melhorar o ranking de SEO.
Um outro dado que comprova esta tendência é que o Google está experimentando anúncios em vídeo nos resultados de busca.
Otimização para Mobile Será Mais Importante do que Otimização para Desktop.
Nos últimos anos, o desktop vinha sendo a plataforma padrão para buscas, com usuários de dispositivos móveis crescendo em número. Em 2015 as buscas em dispositivos móveis superaram as buscas no desktop e, juntamente com o Mobilegeddon, o Google anunciou ao mundo que o tráfego em mobile e desktop estavam relativamente em pé de igualdade. Em 2016 esta mudança irá continuar, eventualmente tornando o tráfego mobile muito mais importante, com o desktop diminuindo durante os próximos anos.
Atualmente, o Google alega que ter um site específico para desktop não é necessário e as mudanças em seus algoritmos e nos resultados de busca refletem seu compromisso em criar uma experiência “móvel” em todos os tipos de dispositivos.
Assistentes Digitais Irão Mudar a Maneira Como Pensamos as Buscas.
Ferramentas de buscas modernas estão recebendo mais e mais pesquisas vindas de assistentes digitais (tais como Siri, Google Now e Cortana), que adicionam uma nova camada de complexidade às buscas. Pesquisas por voz tendem a ser muito diferentes das pesquisas digitadas, significando que um tipo totalmente novo de pesquisas de palavras-chave de “cauda longa” – particularmente aquelas palavras que imitam um diálogo falado – irão surgir. Esta tendência pode beneficiar páginas que contém em seu conteúdo uma linguagem coloquial, mais próxima da conversação.
Conteúdos de Redes Sociais Serão Mais Prontamente Indexados.
O Google possui ações em andamento com Facebook e Twitter— busque por alguma notícia e você provavelmente irá ver um tweet ou dois aparecendo nos resultados de busca. Em 2016 mais plataformas sociais serão indexadas com vigor pelo Google e outros mecanismos de busca. Os posts nas redes sociais serão considerados de maneira similar a uma página web independente, e a separação entre “web” e “mídia social” vai ser menos evidente do ponto de vista de SEO.
Qualquer que seja sua estratégia, planejamento é fundamental.
É preciso conhecer bem o seu público-alvo para planejar as estratégias que melhor se adequam ao seu negócio e, assim, conseguir gerar mais resultados. Por isso, antes de começar os trabalhos de SEO em 2016 na sua empresa, que tal elaborar um Planejamento Estratégico?
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