Ponto fortes, pontos fracos, oportunidade e ameaças. Esta é uma consagrada ferramenta de planejamento. Muitos a conhecem e a uma primeira vista é extremamente fácil de se aplicar.
O SWOT é uma ferramenta que se destaca para aplicações onde se quer entender uma organização, um determinado processo, ajudar em decisões, ou mesmo projetar a real situação em que a empresa está. A ferramenta serve, até mesmo, para compreender e ajudar decisões pessoais.
Com uma estrutura de fácil visualização o SWOT está diretamente conectado a uma análise estratégica e ajuda, desta forma, a traçar um bom planejamento.
A coleta de dados, representado por pesquisas no macroambiente e no microambiente, é apenas um ponto do trabalho as ser desenvolvido para a aplicação desta ferramenta. A pesquisa deve prosperar com absoluto rigor técnico, jogando luz em dados importantes para o contexto da empresa que está sob foco do estudo.
Ao término do desenvolvimento da representação gráfica do SWOT existe uma fase que é fundamental. A Análise do SWOT.
Desta forma o termo SWOT ganha uma conotação muito maior que um branstorming. A interpretação dos dados colhidos nas pesquisas é que proporcionaram um direcionamento para a construção de planejamento adequado para que a empresa atinja seus objetivos.
E o concorrente? Sim podemos e devemos analisar sempre o concorrente. A ferramenta é e deve ser aplicada nesta análise. Em um planejamento estratégico a aplicação do SWOT é necessária tanto para a organização quanto para os seus concorrentes.
Deixe um comentário