Várias pesquisas já foram feitas para avaliar a percepção de crowding, ou seja, como o cliente reage a lojas cheias de produtos e indivíduos. Variáveis tais como, familiaridade, habilidade de avaliar a estética de uma loja e nível de renda dos consumidores são analisados para saber seu grau de satisfação.
Estudos feitos nos Estado Unidos revelam que há uma reação negativa para uma densidade maior de pessoas e quantidade demasiada de itens. Porem quando verificamos o mesmo estudo em países com culturas diferentes das americanas, observamos reações diferentes do consumidor. Existe uma leitura subjetiva, feita pelo cliente, de que loja cheia é loja barata. Mas estudos sinalizam que os consumidores preferem lojas cuja densidade seja média.
De maneira geral, quanto maior a renda e escolaridade mais sensível é o consumidor a densidade nas lojas.
Podemos extrapolar esta situação para entendermos o quanto somos inconvenientes ao enviar uma quantidade excessiva de e-mails para nossos clientes. Lembramos que o mundo virtual tem uma correspondência direta e biunívoca com o mundo off line. Aliás, para qualquer análise não devemos diferenciar o on e off line.
Assim, ao projetarmos o envio de e-mail-marketing para nossos clientes, temos que analisar, fortemente, quem receberá estes e-mails. Qual o público alvo. Quanto mais qualificado nosso público, tanto culturalmente quanto em termos de renda, os cuidados para não sermos demasiadamente invasivos são importantes. Enviar uma quantidade de e-mails avisando de uma promoção ou de um evento que estar por vir, pode levar a uma reação negativa do nosso público.
Outro ponto importante, que leva a uma aceitação melhor por parte do consumidor de nossa comunicação, é o fator estético. A avaliação estética é cada vez mais frequente. Esta percepção é maior em consumidores com melhor renda e melhores níveis de educação.
Tão importante quanto a estética e a densidade de e-mails, a familiaridade do cliente com a marca que assina o e-mail é de suma importância para diminuir a percepção de crowding.
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