Para começar a desenvolver uma estratégia em marketing uma empresa deve passar por três passos iniciais conhecidos como SAP. O nosso SAP é uma sigla que representa três importantes conceitos em marketing.
1 – Segmentação: não conseguimos vender nossos produtos/serviços para todas as pessoas/empresas. Desta forma dividimos nosso mercado em grupos com característica iguais. Estes grupos compartilham interesses, comportamentos, demografia. Isto permite que a estratégia criada possa ser mais eficaz adaptando sua mensagem, ofertas atendendo de forma bem objetiva as dores deste grupo.
2 – Alvo: podemos criar vários segmentos. Cada segmento com suas características. Mas definir um público-alvo claro é importante para concentrar esforços. O alvo é aquele segmento em que a empresa vê a possibilidade de melhor retorno.
3 – Posicionamento: é a imagem que o cliente tem de sua empresa ou do seu produto/serviço. É importante possuir um posicionamento que comunica um benefício exclusivo. Ele diferencia nossos produtos/serviços dos concorrentes.
A Zagaia começa a produzir o planejamento estratégico de marketing discutindo estes três conceitos com você.
Deixe um comentário