Que o cliente é o ponto focal de toda empresa, isto já sabemos. Tudo gira em torno do cliente. Assim, ao criar uma estratégia uma organização tem como preocupação o cliente. Para ajudar a criar estratégias vencedoras, em 1960 Jerome McCarthy em seu livro “Basic Marketing: A Managerial Approach” propõe organizar o desenvolvimento de um bom planejamento de marketing em baseado em quatro pontos específicos. Quatro fatores que começam com a letra P (Produto, Preço, Praça e Promoção).

  • Produto: Refere-se ao produto ou serviço oferecido pela empresa. Aqui inclui-se todas as características de físicas, de garantia e demais aspectos.
  • Preço: O valor monetário que cada consumidor terá que pagar pelo produto ou serviço. É fundamental estabelecer com correção o valor correto pois ele afetará a demanda e a percepção de valor pelo cliente.
  • Praça: aqui o ponto é o canal de distribuição. Será uma loja de frente para a rua, um e-commerce, entre outros, ou mesmo vários formatos misturados.
  • Promoção: Como será a comunicação para que o público-alvo deste produto ou serviço tome conhecimento do que está sendo oferecido.

O sucesso desta mistura (mix) deu tão certo que até os dias atuais eles são usados. Porém, com o passar do tempo percebeu-se que os 4P´s do Marketing atendia muito bem produtos. No entanto para os serviços faltava algo. Desta foram Booms e Bitner propuseram em 1981 uma extensão do Mix do Marketing para 7 P´s. Acrescentou-se: Processos, Pessoas e Evidências Físicas (Physical Evidence).

  • Processos: focado no cliente o fluxo de atividades passa a ter relevância. Toda a empresa deve ter seus processos desenvolvido de ponta a ponta pensados para atender as necessidades dos clientes. É através dos processos que a qualidade é garantida e toda a boa experiência do consumidor.
  • Pessoas: trabalhar em equipe. Mas aqui o P de Pessoas não se restringe aos funcionários. Estamos falando nos consumidores, nos influenciadores que pelas experiências de compra e ou uso do produto ou serviço possuem o poder de definir a ação de compra de um futuro cliente.
  • Evidências Físicas (Physical Evidence): São os elementos tangíveis do produto ou serviço. Instalações físicas, embalagens, material de marketing, entre outros. Estas evidências compõem a transmissão de qualidade e credibilidade ao cliente.

E o mundo não para! Mundo VUCA. Mundo BANI. A internet dando mais poder ao consumidor. A Big data toma conta de tudo e os dados passaram a ser fundamentais. O Marketing 5.0 está presente. Com toda esta mudança é razoável pensarmos em uma evolução do 7P´s do Marketing. Temos atualmente mais um P. Parceria.

  • Parceria: São as colaborações estratégicas que organizações estabelecem para alcançar objetivos comuns. Como exemplo temos parcerias com fornecedores, distribuidores, empresas de setores diferentes, influenciadores, celebridades, entre outros.

Vamos ter outros P´s? O futuro nos dirá, mas não será de impressionar outros P´s chegando.

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