Em uma visita a uma fabricante de etiquetas, deparei-me com a seguinte demanda: a empresa queria ingressar no mercado on line, construir um e-commerce para atingir o mercado americano.
Propus de imediato ao cliente a construção do planejamento de marketing, entretanto posicionaram-me que gostariam de montar a loja e ver o que daria. Achavam desnecessário o investimento de tempo de dinheiro no planejamento.
Na realidade o empresário não tinha a percepção qual era o propósito e as vantagens de um planejamento de marketing.
A situação deixou-me reflexiva.
Minha sobrinha casou ano passado em uma cerimônia religiosa muito bonita, que aconteceu em uma tradicional igreja de sua cidade. Ela estava deslumbrante de linda e junto com o noivo, que também é um rapaz extremamente charmoso, formaram um casal de filme de cinema. Eram mais ou menos 100 convidados sentados em uma igreja aconchegante, decorada com flores e velas. Um violino e um piano foram responsáveis em levar emoção a toda aquele momento. As daminhas eram 6 de suas alunas do maternal, que fizeram uma entrada triunfal ao levar as alianças no altar. A recepção foi singela, mas não menos encantadora e envolvente. Um restaurante bucólico da cidade foi transformado no palco da celebração. Uma banda de amigos dos noivos levou música e alegrou a festança. O noivo tinha planejado um momento especial onde subiu ao palco e dedicou a sua amada duas lindas canções. O casamento deles foi um momento ímpar.
O planejamento desse casamento levou aproximadamente 8 meses.
O planejamento estratégico de marketing é um instrumento um instrumento para raciocinar sobre que trabalhos e ações serão necessários hoje para merecermos o futuro. Ele é um instrumento de inteligência onde identificamos e criamos vantagens competitivas e sustentáveis para a empresa.
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