Neste post analisaremos a conjuntura mundial do fim na década de 90 até 2019 quando se ganha novos contornos com a pandemia da COVID-19.

Como esta análise macro interfere nas nossas empresas? Entender o que se passa é importante para perceber como ocorre esta influencia no mercado consumidor, na concorrência, nos fornecedores e nas organizações.

Não importa o tamanho da empresa, o negócio, o local de atuação. Absolutamente todas as corporações são influenciadas por este quatro. Desta forma, compreender esta ingerência pode nos dar uma indicação de como nos posicionar.

Contextualização do momento mundial

Na década de 90 do século passado tinha-se uma situação geopolítica nova. A guerra fria havia acabado. A polarização entre dois blocos, um com influencia direta dos Estados Unidos da América e outro sob ingerência da então toda poderosa União Soviética terminara. Uma nova ordem nascia. Uma ordenação multipolar é tomada como referência econômica tendo como centro do poder os Estados Unidos, o Japão e a União Europeia. Com este pano de fundo o termo VUCA foi empregado pelo U.S Army War College como forma de entender o que se passava naquele momento.

VUCA é um acrônimo das palavras Volatility (volátil), Uncertainty (incerto), Complexity (complexo) e Ambiguity (Ambíguo). É um novo mundo descrito na época que ajudava a entender melhor o que estava acontecendo em diversos campos de atuação humana. Como exemplo nos negócios, na ciência, na tecnologia. Demonstra bem como o mundo evolui.

Então vejamos estes termos:

  • Volatility (volátil): Retrata um mundo de rápidas mudanças. Seja dentro ou fora do entorno dos negócios. Desde a estratégia das empresas, suas ações, o marketing proposto, negociações e mercado. Neste contesto temos um cenário político volátil, que leva a uma conjuntura militar instável, com ameaças de guerra e preço flutuante do dólar americano.
  • Uncertainty (incerto): É tudo tão volátil que a incerteza impera. As previsões são impossíveis de serem feitas. Aliás, estas ganham o poder de influenciar os resultados. As empresas reagem as previsões desencadeando ações de forma caótica.
  • Complexity (complexo): Temos uma mixe que leva a complexidade: a volatilidade e a incerteza. Junta-se a estas duas a crescente velocidade imposta pela tecnologia. Está situação coloca mais um ingrediente no mundo caótico.
  • Ambiguity (Ambíguo): Com este cenário volátil, incerto e complexo, as decisões se tornam cada vez mais difíceis. Sem condições de ter uma previsibilidade torna os negócios angustiantes.

O mundo VUCA ainda descreve bem nossa realidade, mas um novo real se impõe rapidamente. Em dezembro de 2019 o mundo fica sabendo de um potente vírus identificado em Wuhan na China. Rapidamente este vírus se espalha em todo o mundo. Em 30 de janeiro de 2020 a Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o surto como Emergência de Saúde Pública de Âmbito Internacional. Em 11 de março 2020 como Pandemia.

Em apenas três meses tudo muda! O mundo dos negócios sente o bague. Com este fato o conceito criado em 2018 por Jamais Cascio – o mundo BANI – ganha força para descrever o que estava acontecendo. Uma realidade de um mundo acelerado que pode mudar de maneira muito rápida.

O acrônimo BANI vem de Brittle (frágil), Anxious (ansiedade), Nonlinear (não linear) e Incomprehensible (incompreensível).

Então vejamos estes termos:

  • Brittle (frágil): Não há certeza neste mundo. Tudo pode mudar rapidamente e virar uma incerteza no dia seguinte. Temos que estar sempre preparados para as mudanças que são sempre imprevisíveis e podem ser radicais. Possuir uma forma se adequar a rápidas mudanças passa a ser importante.
  • Anxious (ansiedade): Tanta incerteza gera ansiedade. Cria um sentimento de urgência em todas as decisões. As margens de erros são menores. Ter uma visão do todo é fundamental. Fechar em bolhas para se preservar de angústias cria falsas ilusões que existe um controle. Mais que nunca temos que enxergar os processos de ponta a ponta e estar alertas a mudanças.
  • Nonlinear (não linear): Planejar sempre foi dito como um ponto necessário para qualquer negócio. Mas tudo pode mudar rápido. O planejamento pode ficar obsoleto de forma rápida. Não temos controle do que pode acontecer e seus resultados. É um mundo não linear. Fica a cada momento mais difícil visualiza as conexões e perceber os projetos e processos que acontecem no entorno. Novamente conhecer e visualizar os processos é fundamental para avaliar os impactos do desconhecido quando vier.
  • Incomprehensible (incompreensível): Vivemos em um mundo de dados. Muitos dados que devem ser organizados para gerar informações. Isto é bom. É a Big Data que com ajuda da Inteligência Artificial pode nos ajudar nas decisões. Por outro lado, observamos acontecimentos cujo históricos são parcos ou mesmo inexistentes. É uma situação nova. Mudanças constantes que se opõem a montagem de uma estratégia baseada em dados. A tecnologia, em rápida evolução se impõe. São tempos incertos que pressupõe rupturas. É necessária uma mentalidade ÁGIL.

A gestão por processos (BPM – Business Process Management) pode ajudar nesta agilidade necessária as decisões empresariais. Esta disciplina ajuda ter uma visão de todos os processos apoiando mudanças rápidas tão necessárias neste mundo BANI.

No próximo post iremos analisar os benefícios do BPM e a transformação digital de um ponto de vista mais próximo às empresas.