No post passado contamos para você as principais dores que os gestores possuem em relação as suas empresas. Estes problemas foram apontados por uma pesquisa realizada com cinquenta empresas de médio porte.

Neste post iremos descrever o framework com o qual a Zagaia trabalha. Ele é baseado no ciclo do BPM (Business Process Management) adotado pela ABPMP (Association of Business Process Management Professionais) acrescido de tópicos importados de técnicas de aplicação da Transformação Digital.

Importante deixar claro que o foco é no cliente. Estamos falando do seu cliente final, caro leitor. Também é fundamental entender que estamos falando de um trabalho multidisciplinar. Cada projeto é único e nele é utilizado profissionais diversos com expertises múltiplas. Na apresentação da nossa empresa gostamos de deixar bem claro este ponto. Utilizamos para este fim o gráfico abaixo. Ele mostra várias áreas do conhecimento que podem ser utilizadas em um projeto. Assim temos publicitários, especialistas em finanças, gestão, recursos humanos, logística, marketing, entre outros.

Colmeia de serviços

Quanto ao framework apresentamos ele como no infográfico a seguir. Aqui você tem o ciclo do BPM pontuado na primeira coluna representado por um azul mais forte. Cada coluna abre para linhas onde detalhamos mais degrau o framework. Neste degrau se vê ferramentas ligadas a inteligência artificial como o process mining bem como atividades ligadas a transformação digital implicando ao Go Live da tecnologia aplicada.

Framework Zagaia

Como se vê são grandes áreas de conhecimento no qual o BPM parte. Estas áreas de conhecimento podem assim ser descritas:

  • Gerenciamento do processo de negócios: São os conceitos primários. Partimos do mapa estratégico da empresa. Este mapa tem um valor único em todo o desenvolvimento do trabalho. Ele norteia todas as ações. A análise da cadeia de valor é outro ponto importante. É um momento de diagnóstico básico para o desenvolvimento de planejamento. É entender como a empresa cria valor para o cliente.
  • Modelagem e análise de processo: Ainda em um momento de diagnóstico aprofundamos na análise do que está acontecendo com a empresa. O começo sempre é onde o gestor percebe maior dificuldade. Buscamos, neste momento, entender e desenhar o que acontece na empresa. Chamamos isto de estado presente (AS-IS).
  • Desenho do processo: Após analisado construímos a quatro mãos (Zagaia e sua empresa) um estado futuro do processo (TO-BE). Verificamos se atende as estratégias da empresa e facilidade para atingir metas propostas.
  • Medição do desempenho do processo: Antes mesmo de fazer a implementação providenciamos a medição do desempenho dos processos atuais. Logo após a implementação estas medições são novamente feitas. Temos, desta forma, base de comparação para verificarmos se nossas propostas podem ser validadas positivamente. Aliás, a medição de desempenho deve ser algo que se inclua na cultura da empresa.
  • Tecnologia e transformação: Estamos em um ponto que está pensado no momento da modelagem do processo proposto e implementado posteriormente. Esta área de conhecimento cobre a tecnologia necessária para apoiar as transformações planejadas.
  • Cultura: O BPM muda a forma como a empresa visualiza seu negócio. O cliente inicia e finaliza um processo. Com isto a cadeia de valor é alterada. Temos a introdução de uma gestão mais horizontal na empresa. Não significa que os departamentos acabem. Eles continuam só que a comunicação é facilitada dando responsabilidade a todos pelo desempenho da organização.
  • Gerenciamento corporativo de processos: A empresa é um ser vivo. Está sempre sofrendo mudanças seja por questões externas ou internas. Veja no post do Impactos Dos Acontecimentos Mundiais Na Gestão De Uma Empresa – Zagaia Processos e Transformação Digital. Desta forma o constante monitoramento e refinamentos são bem-vindos.

BPM é, normalmente, representado por um círculo fechado. Isto passa uma ideia de necessidade de uma continuação tão necessária para a adequação de rumos devido a influências internas e externas.

Agora você já sabe, de modo macro, o que a Zagaia faz. No próximo post iremos detalhar um pouco mais cada área do conhecimento aqui numerada.