Nos posts anteriores percebemos como mudanças cada vez mais aceleradas impactam o mundo e as empresas. Ainda detalhamos o framework de trabalho utilizado pela Zagaia baseado no ciclo do BPM (Business Process Management) e nos domínios da transformação digital: cliente, competidores, dados, inovação e valor. Neste post iremos entender a estratégia, sua importância e suas ciladas para uma boa gestão.

Uma definição muito explorada do que é estratégia vem de (Wright & McMahan, 1992) que aponta como “planos da alta gerência para atingir resultados coerentes com a missão e objetivos da organização”. Esta definição nos indica que o ponto de partida é a missão e visão da empresa. Ainda completa que é função da alta gerência o desenvolvimento deste plano.

Em seu livro Safari da Estratégia (Mintzberg, Ahlstrand , & Lampe, 2010), mostra que há dez escolas e que por conta disto a definição de estratégia ganha uma complexidade maior, apontando definições diferentes conforme a visão das diversas escolas. No primeiro sentido, a estratégia é como plano e padrões. Assim desenvolve planos para o futuro com o olhar nos padrões do passado.

A próxima definição aponta a estratégia como deliberada e emergente. Aqui podemos pensar em estratégias gerais (deliberadas), tipo um guarda-chuvas e as emergentes surgem no percurso conforme for a caminhada na execução dos planos deliberados.

A seguinte forma de definir estratégia é como posições e perspectivas. Nesta definição temos que posição se refere a localizar o produto no mercado. Já perspectiva é a maneira de como uma organização faz as coisas. Desta forma, na posição, a empresa olhar como ela encontra o cliente, na perspectiva, analisa internamente como ela trabalha para alcançar seus objetivos.

Finalmente temos a estratégia como um truque. É vista como uma manobra para enganar o concorrente.

Observamos que a diversidade de visões sobre estratégia cria dificuldade de se obter uma definição. Mas sua importância é clara. E alguns cuidados são importantes. Para muitos a estratégia fixa a direção. Este é um perigo. Como fixar uma direção em um mundo BANI? Para outros concentra os esforços. Da mesma forma, como concentrar os esforços não permitindo que ocorra uma visão periférica? Esta é uma condição fundamental para que ocorra inovações.

São muitos os pontos a serem discutidos. Para iniciar um projeto de gestão por processos, é fundamental termos uma clara consciência da estratégia da empresa. O BPM permite que ocorra inovações constantes de forma fácil e segura para a empresa. O conjunto de disciplinas oferecidas pelo gerenciamento de processos de negócios permite uma rápida atualização dos processos que se adequam às frenéticas mudanças que o mercado impõe a todos.

No próximo post iremos perceber a importância da cadeia de valor.