Minha sobrinha Bárbara mudou-se de São Luis do Maranhão para Belo Horizonte no final do ano passado com o objetivo de cursar faculdade de Direto, e veio morar em minha casa. Aconteceu que ela foi convidada para um baile de gala e precisava comprar um vestido de festa. Solicitou-me então, para que eu a levasse em uma loja onde ela pudesse fazer tal aquisição. Assim que experimentou o primeiro vestido, ela pediu-me para tirar uma foto com o seu celular e em seguida enviou-a para sua melhor amiga, que estava em Nova York de férias. O mesmo procedimento se seguiu nos outros 10 vestidos que ela provou e depois de mais ou menos duas horas, ela, a amiga, e eu, conseguimos, enfim, decidir qual deles tinha sido o mais bonito.
Imagine se uma situação como essa seria possível há alguns poucos anos atrás!?! O mundo está em total conectividade e esta é uma realidade sem volta. Consumidores como a Bárbara possuem uma intimidade absurda com a tecnologia e estão plugados praticamente o dia todo e falam facilmente com qualquer parte do planeta. Portanto, a empresa que está fora do mundo online perde uma grande oportunidade de fomentar suas vendas.
Entretanto, somente ter um site na rede não é suficiente para encontrar ou ser encontrado por seus clientes. Elaborar uma home page e simplesmente colocá-la online é como abrir uma loja de revenda de veículos ou um escritório de tradutores juramentados ou uma revenda de máquinas para mineração e cruzar os braços esperando os clientes aparecerem. A concorrência é enorme e toda uma estratégia deve ser desenvolvida para alcançar o que se deseja. São vários os desafios. Primeiro você terá que trabalhar para que seu nome seja sempre mostrado por motores de busca (como o Google), e que sua empresa esteja entre as primeiras das centenas de indicações que aparecerão. Porém, não basta que o cliente entre em seu site, pois a pessoa que está comprando, passeará em vários outras páginas de concorrentes e você terá que usar táticas especiais, ou talvez seja melhor dizer táticas muito poderosas, para conseguir que o visitante deixe pelo menos um e-mail para contato. Gerenciar por quais páginas de sua home page ele passou, ajuda muito a entender o comportamento do consumidor. Depois de formada a lista de potenciais compradores, vem o desafio de se criar um relacionamento com este cliente e fazer com que ele passe a confiar em sua marca e entenda todos os benefícios de seu produto/serviço. Somente após estes passos concluídos vem o advento da venda online. Esta etapa exigirá de você um grande profissionalismo, para que nada de errado aconteça. O pós venda irá realimentar esta cadeia e permitirá assegurar que seu cliente fale bem de você para os amigos dele da web, gerando assim mais tráfego no site da empresa, gratuitamente.
Muito tem o que se falar para as empresas, sobre essas estratégias, desafios e táticas, a fim de que elas se sobressaiam no mundo online. Nos próximos posts abordarei mais sobre cada uma dessas etapas.
P.S. Essa na foto é a Bárbara, com o vestido escolhido, saindo para o Baile…
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