Quem sãos meus concorrentes? Por que é importante observar os movimentos que meus concorrentes fazem?

É dúvida comum de muitos empresários é definir quem é o concorrente. Como um ponto de partida, o concorrente pode ser identificado por aquela empresa que possui produtos em uma mesma categoria. Desta forma, se identificamos produtos e suas respectivas marcas que competem e que substituem os nossos de maneira próxima, o fabricante deste produto é um concorrente.

A concorrência pode ser olhada pelo foco no setor ou no mercado. Ao se referir ao setor, entende-se como um grupo de empresas que oferecem o mesmo produto ou classe deste produto. A substituição de produtos produzidos por diferentes empresas se faz de forma direta.

Ao abordar a concorrência com o olhar do mercado, as empresas devem satisfazer o cliente em suas necessidades. Um exemplo é que o fabricante de lápis passa a ter como concorrente um fabricante de caneta ou mesmo um computador para atender o desejo de um cliente de escrever.

Geralmente as empresas se movimentam pouco a busca de novos mercados. Isto faz com que, uma empresa, seja mais prejudicada por um concorrente novo ou com a adoção de novas tecnologias.

E por que é importante observamos nossos concorrentes? É importante observar as estruturas competitivas da concorrência. Ao analisarmos estas estruturas coletamos informações sobre os pontos fortes e fracos de cada concorrente. Assim podemos inovar nos processos de nossa empresa. Assim o mercado passa a ver nossa empresa como uma autoridade nos atributos que nosso concorrente sobressai. Isto torna a nossa marca mais relevante frente ao mercado.