O Comportamento do consumidor é estudado há tempos. Os primeiros passos foram dados por Ivan Petrovic Povlov, um Russo, e por John Broadus Watson, um americano. Outro nome de projeção é Burrhus Frederic Skinner que relacionou o comportamento a interações do sujeito ao ambiente.
Para diversas ciências o comportamento é visto de formas diferentes. Para a psicologia é um conjunto de reações em determinada circunstância. Para a biologia são todas as ações dos seres vivos. Para a antropologia são os aspectos culturais que induzem ações. Para a sociologia são atividade de grupos humanos. Observamos que para a maioria das ciências o ser humano sé colocado em um modo de passividade. Ele irá agir através de uma provocação. Já para a biologia, o ser humano passa a ter uma independência. Existe aqui a vontade própria do indivíduo.
Assim sendo, é pertinente buscar informações biológicas para o estudo do comportamento do consumidor. A observação de ações do consumidor, entrevistas, ou questionários, enfim, pesquisas qualitativas e quantitativos podem carregar um viés de erro considerável.
Métodos pesquisas que levam as ciências biológicas em consideração são hoje uma realidade dando uma sustentação aos achados de pesquisas qualitativas e quantitativas. A dilação da pupila pode mostrar uma intenção, ou o batimento cardíaco, ou ainda expressões faciais.
O neuromarketing vem colaborando com as pesquisas de comportamento analisando os processos que acontecem em nosso cérebro, em uma tomada de decisão, sem que tenhamos consciência deles.
A Zagaia executa seus trabalhos baseado em informação, ciências e pesquisa. E por saber que cada empresa se diferencia de outra por suas particularidades, acreditamos que a forma que atuamos propicie às nossas propostas de estratégia e planejamento maiores possibilidades de sucesso.
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