Anteriormente foi visto como é importante determinar a visão e missão das empresas. Além de orientar e motivar os colaboradores da organização, analisamos como estas duas declarações influência na concepção da estratégia. Neste post iremos partir da estratégia e entender a Cadeia de Valor.

Para uma empresa o bem mais precioso são seus clientes. Atender de forma rápida, entregando sempre o melhor, é a forma mais inteligente de resolver as necessidades deste publico alvo.

Ao partimos da estratégia podemos perceber os pontos fortes e os fracos que a empresa possui. Também encontramos com facilidade as ameaças e oportunidade que influenciam o negócio. Ao levantamos estes pontos formamos a tabela SWOT. Com ela podemos orientar inicialmente a empresa os caminhos a serem seguidos.

Da análise das vantagens competitivas (sai da tabela SWOT) da organização pode-se descrever a interligação de atividades que relaciona os fornecedores aos consumidores finais produzindo valor para estes. Este fluxo é a Cadeia de Valor. Conseguimos, finalmente, enxergar os macroprocessos da empresa. O macroprocesso sinaliza uma entrada que agrega valor e gera uma saída satisfazendo a um cliente.

Como definição de Cadeia de Valor podemos escrever que é o levantamento de toda ação ou processo que gera valor em um serviço ou produto agregando um benefício para o cliente. Cadeia de Valor é um mapa dos macroprocessos que tem a finalidade de atender melhor os clientes finais.

Iniciando com a Cadeia de Valor podemos aprofundar nos estudos dos processos da organização. Na figura abaixo ilustra este caminho. Partindo da Cadeia de Valor podemos observar os macroprocessos que a compõe. Se dermos um zoom em cada macroprocesso encontramos os processos. Ao fazermos o mesmo com os processos descobrimos os subprocessos envolvidos em cada processo. Finalmente temos as tarefas e procedimentos, ou seja, as atividades que são desenvolvidas.

Pirâmide Processos

No próximo post iremos entender o BPM (Business Process Management) e seu ciclo. O BPM é uma disciplina que nos ajuda a estudar os processos de uma empresa.