No post passado analisamos como as rápidas e complexas mudanças com abrangência mundial impactaram as empresas. Foi visto também que a gestão por processos (BPM – Business Process Management) pode ajudar a minimizar e mesmo resolver as várias adversidades descritas no post passado.

Agora iremos entender como o BPM e a Transformação Digital concorrem para ajudar os gestores em suas preocupações diárias.

Fizemos uma pesquisa com cinquenta empresários de organizações. As organizações pesquisadas são consideradas de tamanho médio em seus setores. Perguntamos a estes gestores qual a maior dor que eles possuem em relação a suas empresas. Muitas foram as repostas. Citando algumas respostas temos: o desavio de ter maiores vendas, a observação detalhada da jornada do consumidor e firmar o espírito de equipe entre os colaboradores. No entanto, os quatro desafios mais mencionados são: aumentar a lucratividade, diminuir a ociosidade, diminuir gastos e ajuda nas decisões.

Sem dúvida estes quatro tópicos impactam diretamente toda a empresa. O controle de gastos permite que ocorra uma capacidade da empresa de direcionar seus recursos financeiros para áreas que necessitam de desenvolvimento. Atrelada a esta requisição, há a necessidade de uma visão mais clara do que está acontecendo proporcionando uma decisão mais adequada onde direcionar os talentos e recursos financeiros. Esta melhoria contribui para incrementar a capacidade operacional. Ademais, a facilidade de observar a empresa e organizar seus processos, ajuda a diminuição da ociosidade proporcionando uma melhora da utilização dos meios que a empresa possui. Todo este conjunto reflete no aumento da lucratividade.

A empresa é um sistema totalmente interligado. Entender este sistema de forma adequada é a chave para estar preparado para o mundo BANI e tirar o máximo de rendimento desta máquina.

A gestão por processos, BPM (Business Process Management), é uma abordagem disciplinada para identificar, desenhar, executar, documentar, implantar, medir, monitorar, controlar, e melhorar processos de negócios com o objetivo de alcançar resultados consistentes e alinhados com as estratégias de uma organização. Atrelada a Transformação Digital, que é um processo que visa melhorar uma entidade, desencadeando mudanças significativas em suas propriedades por meio de combinações de tecnologias de informação, computação, comunicação e conectividade, o BPM consegue ajudar as empresas a solucionarem estes quatro desafios, apontados pela pesquisa, bem como inúmeros outros (Gregory Vial – 2019).

Nos próximos post iremos detalhar o framework utilizado pela Zagaia na aplicação do BPM e da Transformação Digital para ajudar as organizações em diminuir suas dores e tornando o dia a dia dos gestores mais tranquilo ao enfrentar os inúmeros problemas.