Quando falamos em planejamento estratégico de marketing estamos conversando sobre um processo que pode impactar uma empresa de diversas formas. O choque é tão mais grave quanto for a falta de costume da organização em ter um planejamento que tenha suporte na estratégia da empresa, podendo inclusive modificá-la e que promova suas vendas. Neste trabalho o mercado tem um peso substancial. Mas não só ele é importante. Um olhar para o que acontece dentro da empresa é fundamental, para seus processos. Lança-se a necessidade de utilização da abordagem disciplinada do BPM (Business Process Management – Gerenciamento de processos de negócios) com o propósito de alinhar estrategicamente a empresa com o marketing planejado.

Tendo em vista este contexto fica claro que barreiras são encontradas no momento do desenvolvimento de um trabalho de planejamento de marketing. Citando alguns (Carvalho, 2023):

  • Cultura organizacional: quanto menor é a orientação da empresa a processos menor será a abertura desta para um planejamento.
  • Poder político: brigas internas de poder podem impactar de forma negativa qualquer tipo de trabalho.
  • Recursos: dificuldade de acesso a recursos, dados, informações corretas podem afetar o bom andamento do planejamento.
  • Dificuldade conceitual: dificuldade dos integrantes da organização em entender o conceito de estratégia, objetivos, kpi e outros.

Estas são apenas quatro de vários desafios que se pode encontrar.

Em uma pesquisa feita com consultores mostra que a principal dificuldade vivenciada na implantação de um planejamento de marketing e BPM é a falta de apoio da alta administração (Júnior, 2019). Esta mesma posição já é descrita na academia como mostra (Baldam, Valle, & Rozenfeld, 2014) e (Carvalho, 2023). Desta forma recomenda-se a presença de um responsável pelos trabalhos um executivo de alta escalão como um diretor, vice-presidente ou mesmo o presidente da empresa.

A falta de apoio de alta gestão pode tornar a uma pequena ação ser necessário um grande esforço. Imagine que seja preciso uma informação de uma área específica. Pois bem, esta informação pode demorar muito pelo simples fato que tal informação não é prioritária do colega responsável.

O fato é que a alta administração deve estar consciente do valor de um planejamento estratégico de marketing e do retorno sob o investimento que ele proporciona.

A Zagaia está preparada para ajudar sua empresa nesta neste planejamento. Entre em contato com a gente!

Referências

Baldam, R., Valle, R., & Rozenfeld, H. (2014). Gerenciamento de Processos de Negocio – BPM. Rio de Janeiro: Elsevier.

Carvalho, N. (2023). Metodologia PEMD – Planejamento Estratégico de Marketing na Era Digital. São Paulo: DVS Editora.

Júnior, E. G. (2019). Business Process Management em serviço: Um estudo em empresas de consultoria. Belo Horizonte: FPL.