Os almoços de domingo na casa do Vô Eduardo são muito festivos. Sempre aparece alguém para se juntar à mesa, os netos se encontram e a família se confraterniza. Muito frequentemente, uma cena se repete antes do almoço ser servido: alguém senta-se à mesa e abre o seu notebook, o outro chega e faz o mesmo, e o outro também, e assim, sem se perceber, a sala de jantar se transforma em uma lan house. A faixa etária deste pessoal vai de 8 aos 80. Sim! O Vô Eduardo, que é meu pai, também tem o seu PC particular e ele, que ainda advoga, acessa diariamente os sites do Forum da Justiça para verificar o andamento de seus processos, além de fazer toda a sua movimentação bancária via internet. Quanto aos mais novos… bem, quanto a esses nem precisa dizer o tempo que ficam intertidos on line.
Nessa história, dois pontos são importantes oberservar: (1) Todas as faixas etárias são hoje encontradas na internet. (2) A segmentação é muito importante para o sucesso de suas estratégias.
O Ibope registrou que no segundo trimestre de 2013, o Brasil chegou ao número de 105,2 milhões de pessoas que navegam na internet, considerando qualquer local como casa, trabalho ou lan house. Ainda segundo o IBOPE, 62% dos consumidores on line estão na faixa de 15 a 34 anos, mas a percentagem dos mais velhos vem crescendo.
Quanto a Segmentação, este é um conceito já bastante antigo, que continua, e muito, valendo para o mundo on line. Não adianta vender um produto para todos. Criar uma marca igual a coca-cola nos tempos atuais é uma missão, pode-se dizer, impossível. Entenda profundamente qual o público que consome seu produto/serviço. Analise não só sua faixa etária, sexo e localização, mas também descubra seus desejos, medos, frustações, anseios, o que ele pensa e fala, com quem ele anda, o que faz nas horas vagas, o que o impulsiona na vida, etc. Quanto mais você conhecer seu target, mais resultado positivo haverá nas estratégias on line.
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